Ano 2010
Autor
Número de Páginas 144
Editora Arte Editorial e CERVI

🛒 Compre online

Poucos assuntos são tão controversos na atualidade quanto a questão do aborto. Muitos acreditam que essa é uma escolha que deveria recair apenas sobre a mãe, sem qualquer “intromissão” de outros membros da sociedade. É dito ainda que um feto é menos que um ser humano pleno, e que argumentos religiosos não deveriam ser trazidos à tona em um Estado laico. Como o cristão deveria responder a esses posicionamentos?

O livro “Por Que Ser a Favor da Vida? Cuidando dos Que Vão Nascer e de Suas Mães” (Arte Editorial e CERVI, 2010, 144 páginas), de Randy Alcorn, é um inestimável recurso para entender a posição a favor da vida, com uma linguagem objetiva e convincente. A obra conta com mais de 170 referências bibliográficas para pesquisa adicional dos tópicos tratados.

O livro é dividido em cinco seções e vinte capítulos. Na primeira seção, intitulada “Conceitos Básicos” (capítulos 1 e 2), o autor justifica a relevância de se discutir a temática do aborto, e aponta que ser “a favor da mulher ou da criança” é uma falsa escolha. Quando uma criança é ferida, isso traz danos não apenas para a criança, mas também para a mãe. É impossível separar o bem-estar de uma mulher do bem-estar de seu filho.

Na seção 2,  “A Criança” (capítulos 3 a 7), o autor defende de forma científica a plena humanidade da criança não nascida. Ela não é uma mera parte ou extensão do corpo da mulher. Esse fato é testificado com dados citológicos, genéticos e morfológicos.

Na seção 3, “A Mulher” (capítulos 8 a 13), o autor aborda uma série de questões sociais e médicas ligadas à mãe. Questões como “O aborto é de fato uma questão dos direitos das mulheres?”, “Temos o direito de escolher o que fazemos com os nossos corpos?” e “O aborto é correto quando a gravidez apresenta riscos à vida da mãe?” são discutidas. De grande relevância é o tratamento dado aos prejuízos à saúde física e mental da mulher causados pelo aborto (como o aumento nas taxas de câncer de mama e cervical, placenta prévia, doença inflamatória pélvica, partos prematuros, infertilidade, estresse, desordens nervosas, distúrbios do sono e suicídio maternal).

A seção 4 (capítulos 14 a 17) é intitulada “Outras Questões Importantes”. Os capítulos abordam diversas questões relacionadas às crianças portadoras de deficiências, crianças “não desejadas” e a adoção. Excelentes são as reflexões do capítulo 16, que abordam a perspectiva “sou pessoalmente contrário ao aborto, mas a favor da escolha”. Como Alcorn aponta, “ser pessoalmente contra o aborto, mas favorecer o direito de outros ao aborto é autocontraditório. É exatamente como dizer: ‘sou pessoalmente contra o abuso infantil, mas defendo o direito de meu próximo de maltratar seu filho se esta for sua escolha’.” (p. 104)

A seção 5, “Perspectivas e Oportunidades Espirituais” (capítulos 18 a 20) contém mensagens especiais para as mulheres que já passaram pela experiência do aborto e para a Igreja como um todo. Graças ao sacrifício de Jesus na cruz, todos os nossos pecados, passados, presentes e futuros, podem ser perdoados - e isso inclui o aborto. O Deus da Bíblia é um Deus de graça, misericórdia e perdão. Quando nos arrependemos e submetemos a nossa vida ao Senhor, a perfeição de Cristo é atribuída a nós, e Deus nos recebe como Seus filhos. A partir desse ponto, é de grande importância procurar uma igreja que siga apenas a Bíblia e ofereça amor, apoio e aceitação.

Para a Igreja, o autor explica que batalhar em favor da vida não é um desvio da Grande Comissão (Mateus 28:18-20), como alguns pensam, mas parte importante dela. Não há contradição entre o Evangelho, a preocupação social e a intervenção pessoal pelos necessitados. O livro ilustra claramente essa questão com os exemplos históricos de William Wilberforce e John Wesley e conclui: “Imagine o momento no céu e pense como você se sentirá quando alguém se aproximar, com um largo sorriso e disser: ‘Obrigado! Seus dons ajudaram a salvar a minha vida... e a de meu filho!’” (p. 130)

SINOPSE DO LIVRO POR QUE SER A FAVOR DA VIDA?

Nenhum assunto é tão controverso quanto o aborto. Muitas pessoas acreditam que a escolha é entre ajudar as mulheres ou ajudar os bebês. Este livro mostra o ato de ajudar os dois é crítico, a mãe e o bebê. De maneira concisa, estilo suave, mas altamente convincente, Randy Alcorn participa do problema, e oferece respostas reais à questão central do debate a respeito do aborto.

“Por que ‘Ser a Favor da Vida?’ é um recurso inestimável para qualquer um que esteja tentando ajudar um amigo ou membro da família a entender a perspectiva a favor da vida. Com uma linguagem clara e convincente, Randy Alcorn expõe a causa pela vida, usando o poder da razão e também da emoção.”

Charles W. Colson

“Nosso Brasil, conhecido como um país pacífico e com um povo solidário precisa acordar para o fato de que, anualmente, milhões de seres inocentes e, totalmente indefesos, são mortos, com anuência, em geral, de irresponsáveis que agem sob a proteção silenciosa e cruel da ilegalidade.”

Jaime Kemp

 

Sobre o autor do livro:

Randy Alcorn é pesquisador e autor best-seller de vinte livros. Pai de duas filhas casadas, Karina Franklin e Angela Stump, Randy vive em Gresham, Oregon, com sua esposa, Nanci. Randy está à frente da organização Eternal Perspective Ministries.

Autor

Fabricio Luís Lovato

Fabricio Luís Lovato

🏠 Santa Maria - RS
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS). Atualmente cursa o Doutorado na área de Educação em Ciências (UFSM) e estuda Teologia pelo Instituto Bíblico Batista do Sétimo Dia,

Total de Artigos: 22

Fique por dentro das nossas publicações.

Curta nossa página no Facebook

 

Receba as últimas notícias da semana

Assine o informativo gratuito

captcha 

Artigos Relacionados